

Oxum
Oxum é o orixá do amor, da harmonia e da concórdia. É a Deusa dos lagos, rios e cachoeiras. Assim como ela suas filhas são amorosas, românticas e muito apegadas à família e ao lar. E como detestam brigas, fazem de tudo para viver na mais perfeita harmonia. É o símbolo constante dos valores familiares.
Oxum também pode ser invocada para todos os assuntos que estejam relacionados à maternidade. É a deusa da fecundidade, preside a devoção, o amor materno e as relações de harmonia entre os humanos.
Sua graça, seus cânticos, sua dança tem a presença da humildade e do carinho materno para com todos.
Protetora das crianças e mulheres grávidas sua “arriada” no terreiro é suave e chorosa, emite lamentos e seu canto é triste, mas irradiante de fluidos benéficos e salutares.
A protetora das águas doces está fortemente relacionada à sensualidade, pois é considerada a deusa da beleza. Bastante vaidosa, adora ficar se cuidando, se admirando no espelho. No Brasil, sua imagem esta relacionada ao ouro, o metal mais precioso que temos. Por ser também considerada a deusa das artes, do dinheiro e da riqueza, Oxum está associada ao luxo e requinte. Muito sentimentais, seus filhos emocionam por qualquer motivo.
Na vida profissional, procuram sempre estabilidade financeira para ter tudo o que a vida pode oferecer de bom.
