top of page

Tenda Espírita Pena Verde

HOMENAGEM AOS 58 ANOS DE NOSSO TERREIRO

Hoje, como há cinquenta anos, está “caindo fulô” no Terreiro… - Que alegria, que satisfação… Hoje olhamos para trás e vemos uma caminhada, muitas dores, alegrias, permissões e superações. Vemos anos de crescimento e movimento, criando, escrevendo, ouvindo, sentindo e testemunhando “histórias”. Vemos anos de amparo, sustentação e aprendizado,  anos de cachoeira, de Oxum, Ogum, Iemanjá e Oxalá, anos de Terra, Mar, Mata e Reza, com dezenas e dezenas de novos umbandistas recebendo do Astral, do Caboclo e da Natureza a “essência” de SER UMBANDISTA  através do ritual do batismo, conversão e confirmações de Fé. 

 

É… hoje elevamos as mãos, abaixo a cabeça, sereno o olhar e deixamos o palpitar de nossos corações ir ao encontro de ti minha Mãe. Minha Mãe d’água, Minha Mãe Fé, Minha Mãe Umbanda. E nesse encontro agradecemos, nos entregamos e propiciamos entregas, certezas e esperanças. Propiciamos, com a permissão dos Orixás e pela imersão d’águas, “novos umbandistas”. Agora sim! Agora, firmado e confirmado a Umbanda, o espírito é levado aos níveis astrais mais elevados, e o coração… - Ah… esse agora baterá mais forte ao pulsar do atabaque e reafirmará a crença todas as vezes ao ouvir o assovio contagioso do Caboclo. Agora estamos prontos, exatamente no lugar certo e no momento certo, CERTOS e de ACORDO com nossa ancestralidade, alma e missão. Agora, mais cinquenta pessoas afirmam e confirmam com total consciência que são umbandistas. Agora sim! Agora o Caboclo “grita”, Oxum acolhe, Xangô avalia, Ogum permite e a Pemba registra. Não tem como negar: é muita emoção!!! 

 

Parabenizamos todos que já sentiram as águas frias e revigorantes de Oxum, o vento forte e movimentador de Iansã, as pedreiras e a grandeza de Xangô, a inspiração do céu junto com o abraço do Caboclo e afirmaram a Umbanda como “sua religião”. Parabenizamos todos os filhos desse Terreiro, todos que aqui estão, todos que aqui já estiveram. Com certeza vossas ações e atitudes são e foram “pedras” que usamos para construir nossa maior catedral, a nossa UMBANDA. 

 

E por fim, HOJE, mais que ontem e menos que amanhã, reverenciamos e reafirmamos nossa gratidão e amor sincero aos Guias Espirituais que NUNCA desistiram de nós, agradecemos aos mentores espirituais de nosso Terreiro - TENDA ESPÍRITA CABOCLO PENA VERDE; como; Caboclos Guararema e Pena Verde, Seu Ogum Megê, Mãe Eliziária de Congo, o Guardião Exu das Sete Encruzilhadas, entidades de nossa Mãe Alice e aos mentores de nossa Mãe Maria de Nazaré como: Seu Ogum Beira Mar, Pai Fabrício de Minas e Dona Rosa Vermelha, que sempre nos fizeram trabalhar em prol da Caridade.

1ª Sessão de caridade: 28/11/1965



Nossa casa está completando 58 anos de trabalhos de caridade, sendo que os primeiros 21 anos como 8ª Filial da Tenda Espí­rita Mirim, havendo o desligamento em 28/01/1987, após o falecimento do então dirigente Sr. Benjamim Figueiredo.



Continuamos nosso trabalhos como Tenda Espí­rita Pena Verde, sem jamais esquecer dos princí­pios básicos fundamentados na disciplina da Tenda Mirim, implantado por seu dirigente e o seu mentor Caboclo Mirim. Com ele aprendemos que a Umbanda é séria para gente séria, aprendemos a organização espiritual, a diretriz disciplinar, o respeito as todas as entidades e a educação mediúnica na escola da Umbanda.



Sarava o Caboclo Mirim, Sarava o Pai Roberto.

No comando da nossa Tenda a nossa comandante Srª Alice Cunha Moura e o Sr. Martinho Dias de Moura (In memória) os Guias Espirituais Caboclo Pena Verde, Sr. Ogum Megê, Mãe Liziária de Congo e o guardião Exu das Sete Encruzilhadas, trabalhadores incansáveis desta abençoada casa de caridade.

Ao fazer 80 anos a Srª Alice passou o comando do terreiro para sua filha Maria de Nazaré e seus Guias, Ogum Beira Mar, Pai Fabricio de Minas e Dona Rosa Vermelha. Hoje Dona Alice está com 85 anos sempre ao lado do Gongá participando de todos os trabalhos atenta a tudo o que se passa. E com a sua aura iluminada nos dá a necessária força para seguirmos em frente com o seu exemplo de dedicaçao a nossa querida Umbanda.



Nossos Trabalhos:

Quartas das 20:00 às 21:30h, com passes, irradiações e correntes de saúde e magia sendo que a ultima quarta-feira de cada mês os trabalhos são voltados unicamente para saúde e cura com passes, correntes de auxilio, águas fluídas na mesa do Dr. Bezerra de Menezes e distribuição das pomadas do Vovô Pedro para todos os tipos de dores.

1º domingo de cada mês, gira mensal com início às 16:00h. Às 18:00h atendimento com pretos velhos. Término da gira às 20:00h.



3ª segunda-feira do mês, desenvolvimento mediúnico, com instruções disciplinares aos médiuns iniciantes.

3º sábado de cada mês, gira de Exu às 18:00h, com passes, atendimento, corrente e cura do Sr. Sete Encruzilhadas e descarrego em todos os presentes. Término da gira às 21:00h.

bottom of page