

Tenda Espírita Pena Verde

HOMENAGEM AOS 58 ANOS DE NOSSO TERREIRO
Hoje, como há cinquenta anos, está “caindo fulô” no Terreiro… - Que alegria, que satisfação… Hoje olhamos para trás e vemos uma caminhada, muitas dores, alegrias, permissões e superações. Vemos anos de crescimento e movimento, criando, escrevendo, ouvindo, sentindo e testemunhando “histórias”. Vemos anos de amparo, sustentação e aprendizado, anos de cachoeira, de Oxum, Ogum, Iemanjá e Oxalá, anos de Terra, Mar, Mata e Reza, com dezenas e dezenas de novos umbandistas recebendo do Astral, do Caboclo e da Natureza a “essência” de SER UMBANDISTA através do ritual do batismo, conversão e confirmações de Fé.
É… hoje elevamos as mãos, abaixo a cabeça, sereno o olhar e deixamos o palpitar de nossos corações ir ao encontro de ti minha Mãe. Minha Mãe d’água, Minha Mãe Fé, Minha Mãe Umbanda. E nesse encontro agradecemos, nos entregamos e propiciamos entregas, certezas e esperanças. Propiciamos, com a permissão dos Orixás e pela imersão d’águas, “novos umbandistas”. Agora sim! Agora, firmado e confirmado a Umbanda, o espírito é levado aos níveis astrais mais elevados, e o coração… - Ah… esse agora baterá mais forte ao pulsar do atabaque e reafirmará a crença todas as vezes ao ouvir o assovio contagioso do Caboclo. Agora estamos prontos, exatamente no lugar certo e no momento certo, CERTOS e de ACORDO com nossa ancestralidade, alma e missão. Agora, mais cinquenta pessoas afirmam e confirmam com total consciência que são umbandistas. Agora sim! Agora o Caboclo “grita”, Oxum acolhe, Xangô avalia, Ogum permite e a Pemba registra. Não tem como negar: é muita emoção!!!
Parabenizamos todos que já sentiram as águas frias e revigorantes de Oxum, o vento forte e movimentador de Iansã, as pedreiras e a grandeza de Xangô, a inspiração do céu junto com o abraço do Caboclo e afirmaram a Umbanda como “sua religião”. Parabenizamos todos os filhos desse Terreiro, todos que aqui estão, todos que aqui já estiveram. Com certeza vossas ações e atitudes são e foram “pedras” que usamos para construir nossa maior catedral, a nossa UMBANDA.
E por fim, HOJE, mais que ontem e menos que amanhã, reverenciamos e reafirmamos nossa gratidão e amor sincero aos Guias Espirituais que NUNCA desistiram de nós, agradecemos aos mentores espirituais de nosso Terreiro - TENDA ESPÍRITA CABOCLO PENA VERDE; como; Caboclos Guararema e Pena Verde, Seu Ogum Megê, Mãe Eliziária de Congo, o Guardião Exu das Sete Encruzilhadas, entidades de nossa Mãe Alice e aos mentores de nossa Mãe Maria de Nazaré como: Seu Ogum Beira Mar, Pai Fabrício de Minas e Dona Rosa Vermelha, que sempre nos fizeram trabalhar em prol da Caridade.
1ª Sessão de caridade: 28/11/1965
Nossa casa está completando 58 anos de trabalhos de caridade, sendo que os primeiros 21 anos como 8ª Filial da Tenda Espírita Mirim, havendo o desligamento em 28/01/1987, após o falecimento do então dirigente Sr. Benjamim Figueiredo.
Continuamos nosso trabalhos como Tenda Espírita Pena Verde, sem jamais esquecer dos princípios básicos fundamentados na disciplina da Tenda Mirim, implantado por seu dirigente e o seu mentor Caboclo Mirim. Com ele aprendemos que a Umbanda é séria para gente séria, aprendemos a organização espiritual, a diretriz disciplinar, o respeito as todas as entidades e a educação mediúnica na escola da Umbanda.
Sarava o Caboclo Mirim, Sarava o Pai Roberto.


No comando da nossa Tenda a nossa comandante Srª Alice Cunha Moura e o Sr. Martinho Dias de Moura (In memória) os Guias Espirituais Caboclo Pena Verde, Sr. Ogum Megê, Mãe Liziária de Congo e o guardião Exu das Sete Encruzilhadas, trabalhadores incansáveis desta abençoada casa de caridade.
Ao fazer 80 anos a Srª Alice passou o comando do terreiro para sua filha Maria de Nazaré e seus Guias, Ogum Beira Mar, Pai Fabricio de Minas e Dona Rosa Vermelha. Hoje Dona Alice está com 85 anos sempre ao lado do Gongá participando de todos os trabalhos atenta a tudo o que se passa. E com a sua aura iluminada nos dá a necessária força para seguirmos em frente com o seu exemplo de dedicaçao a nossa querida Umbanda.

Nossos Trabalhos:
Quartas das 20:00 às 21:30h, com passes, irradiações e correntes de saúde e magia sendo que a ultima quarta-feira de cada mês os trabalhos são voltados unicamente para saúde e cura com passes, correntes de auxilio, águas fluídas na mesa do Dr. Bezerra de Menezes e distribuição das pomadas do Vovô Pedro para todos os tipos de dores.


1º domingo de cada mês, gira mensal com início às 16:00h. Às 18:00h atendimento com pretos velhos. Término da gira às 20:00h.
3ª segunda-feira do mês, desenvolvimento mediúnico, com instruções disciplinares aos médiuns iniciantes.
3º sábado de cada mês, gira de Exu às 18:00h, com passes, atendimento, corrente e cura do Sr. Sete Encruzilhadas e descarrego em todos os presentes. Término da gira às 21:00h.
